2.03.2021 Projeto internacional “DiGiTool” , submetido pela Inovar Autismo enquanto entidade coordenadora foi aprovado pelo Programa Erasmus+.

No dia 2 de Março de 2021 o projeto internacional “DiGiTool” , submetido pela Inovar Autismo enquanto entidade coordenadora foi aprovado pelo Programa Erasmus+.

O projeto “Digital inclusive Tool” (DiGiTool) visa capacitar professores/as (ensino regular/ensino especial), para trabalhar com alunos e alunas com autismo, utilizando as TIC.

A metodologia deste projeto piloto será testada em Portugal, Espanha e Itália.

Prevê-se que esta nova abordagem de TIC inclusivas no âmbito do autismo venha a promover a comunicação, socialização e aprendizagem destes alunos/as, potenciando o seu sucesso escolar.

O DiGiTool produzirá ainda um KIT Multi-recursos de TIC inclusivas, o qual ficará disponível para download gratuito e poderá, no final do projeto, ser traduzido para várias línguas e disseminado a nível europeu.

Para além da Inovar Autismo (entidade coordenadora), o consórcio integra as associações Autismo Sevilla (Espanha) e Diversamente (Itália), enquanto implementadoras da metodologia.

Para a componente de desenvolvimento tecnológico, o DIGITool conta a expertise do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria, e com a InterMediaKT (entidade grega especializada em tecnologia inclusiva).

A disseminação das boas práticas ao nível da União Europeia ficará a cargo do parceiro Autism-Europe, enquanto que a avaliação de impacto será realizada pelo ISCTE.

No total, o consórcio integra assim 7 entidades de 4 países diferentes, incluindo duas académicas.

Agora« mãos à obra », é tempo de iniciar os trabalhos com energia e determinação!

A Inovar Autismo agradece todo o apoio e incentivo que temos tido, quer das pessoas com autismo e suas famílias, quer dos nossos associados/as, amigos/as e parceiros.

A Inovar Autismo reconhece ainda o extraordinário esforço e dedicação dos nossos colaboradores/as, sem os/as quais não seria possível erguer estes projetos e desafios.

Partilhar:
INOVAR autismo