22.02.2021 Inovar Autismo em destaque na Imprensa Escrita

A visão, a missão e os projetos inovadores da Inovar Autismo foram objeto de reportagem jornalística no dia 22 de Fevereiro de 2021, na revista encarta com o Jornal centenário « O Setubalense ».

A reportagem destaca em primeiro lugar a abordagem diferenciadora da associação face ao usual « o que nos fez criar a associação foi sentirmos que existia uma lacuna na abordagem à deficiência e ao autismo ».

Falamos do foco na inclusão das pessoas com autismo na sociedade, do primado da sua autodeterminação, bem como na capacitação das estruturas da comunidade para acolher estas pessoas, em detrimento das tradicionais respostas em meio institucional. No que respeita à autodeterminação e auto representação é ainda referido o facto da associação ter um jovem com autismo na direção, contingente que aumentou nas últimas eleições com a eleição de mais 2 jovens com autismo para os órgãos sociais(para a Assembleia Geral e Conselho Fiscal, respetivamente). A reportagem destaca vários projetos inovadores (a nível nacional e internacional), alguns já premiados, concebidos de raiz e dinamizados pela inovar autismo com intuito de prosseguir os seus objetivos. Por último, a peça coloca em evidência o trabalho dos 2 centros de apoio à vida independente da associação, respostas sociais de apoio individualizado, as quais nunca foram interrompidas durante a pandemia e que apoiam cerca de 30 destinatários com autismo.

 

*Nota final/esclarecimento – No início do texto jornalístico, o termo « autismo «surge associado a uma doença. De facto, convém esclarecer que o autismo não é uma doença mas um condição de neurodiversidade e uma deficiência, embora o espectro de situações que engloba seja bastante amplo e variado.

A Inovar Autismo Agradece ao Jornal « O Setubalense » o interesse neste tema e na divulgação do nosso trabalho.

 

Bem hajam !

 

Partilhar:
INOVAR autismo