ABRIL – Autismo e Direitos Humanos: Testemunho do CAVI ALENTEJO

A 6ª formação de Assistentes Pessoais da Inovar Autismo, recentemente realizada, demonstrou o sucesso que a implementação dos projetos de Assistência pessoal no autismo, enquadrados pelo CAVI Alentejo, tem vindo progressivamente a ter, junto dos seus destinatários e da comunidade envolvente.

Constata-se uma cada vez maior aceitação e interesse por esta resposta social, tendo sido vencidos alguns receios iniciais. Desta forma, a implementação geográfica do CAVI Alentejo já permitiu garantir apoio a jovens autistas, de localidades tão dispersas como Beja, Santarém, Portalegre, Sines, Azambuja, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santiago do Cacém e Grândola.

Os resultados obtidos pelo CAVI Alentejo permitem-nos, desde já, concluir que esta resposta tem vindo, efetivamente, a fazer a diferença na vida, não só dos destinatários, como na vida das suas famílias.

Recorda-se que a promoção da Vida Independente, através da Assistência Pessoal, traduz-se numa resposta social que respeita intrinsecamente os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, uma vez que todos os projetos de apoio são personalizados e centrados no “modelo de abordagem centrada na pessoa”.

#cavialentejo #inovarautismo #somoscidadaniasomosinclusao

Partilhar:
INOVAR autismo