Cerimónia de Apresentação Oficial da Associação

Realizou-se no dia 22 de Abril de 2017, pelas 18:30H na Quinta de Alcube (Estrada do Alto nas Necessidades), Azeitão, a “Cerimónia de Apresentação Oficial da Associação”, com o intuito de assinalar o início de atividades da “Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão”.

Com intuito de assinalar o início de atividades da “Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão”, realizou-se, no passado sábado dia 22 de Abril, pelas 18.30h, na Quinta de Alcube (Estrada do Alto nas Necessidades), Azeitão, a “Cerimónia de Apresentação Oficial da Associação”, com a presença de S.Exa. a Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes, bem como um conjunto de outras individualidades.  Na sua Intervenção inicial, a presidente da associação, Ana Albuquerque Nogueira, centrou a sua reflexão em três palavras chave que compõem a designação desta entidade e que definem, diferenciam e norteiam a visão, objetivos e ação, enquanto associação: Cidadania; Inclusão e Inovação.

Começando pelo Tópico “Cidadania”, aludiu aos princípios e articulado da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência para afirmar que “Não pode haver cidadania sem exercício dos direitos, por isso, os projetos e programas da Inovar Autismo, visam, através da implementação de ações concretas, sobretudo na e com a comunidade, que permitam às pessoas com autismo exercer plenamente direitos tão básicos como a autorrepresentação (ter voz); a autodeterminação (ter oportunidade de decidir e de fazer escolhas livres sobre a sua vida), o direito a uma vida independente (com apoio) e por último, o direito à participação e inclusão plenas na sociedade. A nossa noção de cidadania passa pelo respeito inquestionável pela individualidade de cada pessoa enquanto cidadão (…) os nossos projetos nunca serão respostas massificadas, mas apoios personalizados, capacitando e habilitando cada pessoa e cada família (…)”. Sobre a inclusão referiu: “A inovar autismo assume nos seus genes constitutivos esta marca indelével, de, nos projetos que desenha, procurar incluir as pessoas com autismo nas estruturas já existentes não cedendo á tentação fácil de conceber projetos à parte, destinados apenas aos seus utentes (…) trabalhar a inclusão é sobretudo fazer rede e parceria, é ser o agente que faz a mediação, que dá a formação, que acompanha e supervisiona a inclusão e confere o suporte técnico necessário para a integração das pessoas com autismo nas estruturas regulares da comunidade”. A Inovação estará sempre presente nesta associação, quer na abordagem macro que preconiza, quer na forma como estrutura os projetos, quer na substância dos mesmos. Num segundo momento, dois elementos da direção; Sílvia Antunes e Eduardo Pizarro, deram a conhecer a missão, visão, valores e objetivos da associação, bem como alguns projetos que constam do Plano de Atividades para o presente ano. Foi referido que a missão da Inovar Autismo passa por promover a inclusão de crianças, jovens e adultos com autismo nas suas comunidades de pertença, de acordo com as suas necessidades e com as necessidades das suas famílias. A visão é de uma “sociedade para todos” em que todos ocupam por direito o seu lugar, independentemente das suas capacidades. Os valores fundamentais da associação ancoram-se sobretudo na “Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência”, da ONU, assinada e ratificada pelo Estado português. 

No que concerne aos projetos em desenvolvimento, foram apresentados resumidamente os seguintes: i) “Mais Comunidade”; ii) Capacitar para a Inclusão; iii) Famílias Inclusivas; iv) “+ Comunidade + Cidadania” e v) Jazz com Todos (parceria com a Academia de música da Ramada). Na intervenção final, a Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, destacou em primeiro lugar, como muito positivo, o facto da Inovar Autismo incluir no seu elenco diretivo pessoas com deficiência. “Estão a fazer as coisas muito bem e desde o início”, disse. 

Colocando a tónica no enorme desafio que a associação tem pela frente para fazer vencer os seus propósitos, evidenciou a sua plena concordância com o foco evidenciado nas dimensões da cidadania, inclusão e inovação. 

Destacou ainda como muito acertado que o desenho dos projetos e atividades da Inovar Autismo se inspirassem no articulado da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, numa ótica de direitos humanos e de sociedade para todos.  Abrilhantou o evento um quinteto musical proveniente da Academia de Música da Ramada, entidade com a qual, a Inovar Autismo irá estabelecer um protocolo no âmbito do projeto. “Jazz para todos”

Houve ainda espaço para um lanche convívio. Todos os produtos alimentares disponibilizados foram gentilmente oferecidos por um conjunto vasto de patrocinadores. Foi também possível os pais de crianças e jovens com autismo estarem presentes e partilharem deste convívio pois a Associação proporcionou a estas crianças, através de voluntários, um enquadramento de jogos e lazer, no local do evento.

Written by

Inovar Autismo