Cerimónia de Encerramento das Atividades desenvolvidas ao longo do mês de Abril

Dia 26 de Abril de 2019, realizou-se no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, a cerimónia de encerramento das atividades do mês de Abril (Mês Internacional do Autismo) promovidas pela associação Inovar Autismo em parceria com o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama e com o Teatro do Elefante.

Ao longo deste mês, em diversas escolas do Agrupamento, foram levadas a efeito diversas atividades como workshops sobre direitos humanos e inclusão, dinâmicas de participação e de cidadania ativa e ateliers de música com tod@s e de inclusão pelas artes, englobando cerca de 300 alunos, do 1º ao 9º ano de escolaridade e respetivos professores.

A cerimónia de encerramento foi presidida por Suas Exas, a Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes e o Senhor Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa.

Marcaram ainda presença o Vereador da Educação da CMS,Dr. Ricardo Fialho, a Diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, Dra. Natividade Coelho, o Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, Dr. José Luís, a Senhora Presidente da Federação Portuguesa de Autismo, Dra. Isabel Cottinelli Telmo, a Vice-Presidente do Instituto Nacional de Reabilitação, Drª Marina Van Zeller, a Secretária da União de Freguesias de Setúbal, Dra. Fátima Silveirinha, o representante do Banco Montepio, Dr. Marco Gomes e a Diretora do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, Professora Maria Fernanda Oliveira.

Um dos momentos mais marcantes da tarde consubstanciou-se na apresentação aos Secretários de Estado de um pacote de medidas para tornar a Escola mais inclusiva. Estas medidas foram elaboradas por alunas e alunos de duas turmas do 8º e 9º ano de escolaridade, tendo as mesmas sido trabalhadas em ateliers dinamizados pela Inovar Autismo. As principais medidas foram materializadas em cartazes e entregues aos membros do Governo presentes.

Outro momento igualmente marcante foi protagonizado pelas crianças das escolas básicas do Bairro da Conceição e da Azeda, através de uma performance de artes circenses, que incluiu crianças com e sem autismo.Esta atividade foi também trabalhada ao longo do mês de abril, em parceria comas AEC, sob a orientação de Teresa Casaca do Teatro do Elefante.

Para além dos dois momentos atrás descritos, a cerimónia foi bastante diversificada, tendo igualmente sido possível contar coma gentil presença do Nelson Rosado dos “Anjos”, que deixou a todas e todos uma mensagem de solidariedade e incentivo em prol da inclusão e dos direitos humanos das pessoas com autismo.

Na linha das iniciativas desenvolvidas anteriormente noutras escolas do Distrito de Setúbal, em boa hora encetámos esta proveitosa parceria com o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama. Como referido,desenvolveu-se nestas escolas um conjunto de ateliers, jogos e dinâmicas participativas com o objetivo de promover a reflexão e discussão por parte das alunas e alunos em relação às temáticas subjacentes aos direitos humanos e inclusão, incentivando-os enquanto agentes de mudança.

Em vez de abordar os problemas, as características e os deficits das pessoas com autismo nas escolas, facto que tende a acentuar o estigma, o rótulo e o preconceito em relação a estes alunos, na Inovar Autismo apostamos na abordagem dos direitos humanos e da cidadania. Assim, trabalhamos com os jovens alunos e alunas o conceito da diversidade humana, combatendo e desmistificado a palavra “normalidade”. Todos temos incapacidades,funcionalidades, sonhos e aspirações. Cada aluna e cada aluno é única/o e todos temos necessidades especiais.

A Inovar Autismo continuará a trabalhar para derrubar todos os muros, saltar obstáculos e promover a inclusão e participação plenas de todas as pessoas.

Um enorme agradecimento ao Agrupamento de escolas Sebastião da Gama, na pessoa da sua Diretora, Drª Maria Fernanda Oliveira, bem como a todas as professoras e professores, alunas e alunos que colaboraram nas diversas atividades desenvolvidas ao longo do mês de abril. Bem-hajam.

Abril é liberdade, Abril é democracia, Abril é …direitos humanos e inclusão !!!

Partilhar:
INOVAR autismo