Dia inclusivo no Museu da Música Mecânica

A Inovar Autismo realizou a Atividade “Um dia inclusivo no Museu da Música Mecânica”, em Palmela, no dia 9 de Setembro de 2017 para crianças e jovens com e sem deficiência e suas famílias

Esta atividade inseriu-se no programa educativo do Museu da Música Mecânica, no Concelho de Palmela, e incluiu uma visita guiada à coleção deste recente equipamento museológico, com experimentação detalhada dos vários instrumentos musicais, almoço convívio, atividades desportivas, terminando o dia com uma visita ao picadeiro e volteio a cavalo.

De acordo com a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU e documentos de referência do direito internacional, as crianças e jovens com e sem deficiência devem aprender e socializar juntas. Neste sentido, tendo em consideração a matriz inclusiva da Inovar Autismo, inserida no programa “Famílias Inclusivas ” (cofinanciado pelo INR), foi realizada a atividade no Museu da Musica Mecânica cujo objetivo foi proporcionar um dia de experiências, aprendizagens e diversão para crianças e jovens com e sem autismo e seus familiares.

Esta abertura das organizações mais vocacionadas para a deficiência à comunidade em geral, visa romper com estereótipos, preconceitos e “muros” que ainda persistem e conduzem ao isolamento e exclusão das pessoas com deficiência e suas famílias pois acordo com a sua génese estatutária, a Inovar Autismo realiza atividades atrativas dirigidas a todas as pessoas, independentemente de terem ou não deficiência.

Por forma a facilitar a participação e o usufruto das crianças e jovens com autismo nas atividades propostas, o grupo foi acompanhado por técnicos do museu e da Inovar Autismo.

Este evento consubstanciou-se num dia bastante enriquecedor e didático para todos, não só para as crianças e jovens, como também para as famílias, que num ambiente descontraído e informal aproveitaram para trocar experiências e conviver.

 

Written by

Inovar Autismo