Entrada em funcionamento do Centro de Inovação e Desenvolvimento para a Inclusão da Inovar Autismo

No dia 30 de Maio de 2018, decorreu a inauguração do Centro de Inovação e Desenvolvimento para a Inclusão – Polo de Setúbal, sito na Avenida Luísa Todi, n.300, em Setúbal.

Este evento contou com a presença de um conjunto alargado de individualidades entre as quais: Sua Excelência, a Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes, o Sr. Chefe de Gabinete de Sua Excelência, o Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Dr.Ricardo Victória, Senhor Vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Dr. Pedro Pina, a Senhora Vereadora da Câmara Municipal de Vendas Novas, Dra. Susana Gonçalves, Arq. Teresa Martins, em representação do Grupo português da Associação “Femmes d’Europe,” Senhora Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, Drª Natividade Coelho e representantes do Conselho de Administração da Associação Mutualista Montepio, da Câmara Municipal de Palmela, do Instituto Nacional para a Reabilitação e do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal. Marcaram igualmente presença convidadas(os) e sócias/os da Inovar Autismo.

Após um discurso inicial, foi descerrada a placa comemorativa da inauguração do referido espaço, por Sua Excelência, a Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes, e pelo Drº Pedro Araújo,em representação do Conselho de Administração da Associação Mutualista Montepio, entidade proprietária do equipamento cedido à Inovar Autismo,mediante contrato de comodato.

Seguidamente foram entregues os prémios da primeira edição do “Cidadania Jovem –Colorir a Inclusão 2018” – projeto piloto que envolveu cerca de 500 alunos da Escola Básica Alberto Valente do Pinhal Novo. Neste âmbito, estiveram presentes as duas turmas vencedoras. Os alunos protagonizado ainda um momento cultural surpresa para todos os presentes.

Em paralelo, decorreu a exposição “Colorir a Inclusão 2018”, que inclui todos os trabalhos participantes.

A Direção da Inovar Autismo agradece à Associação Femmes d´Europe, pelo financiamento concedido para para a aquisição de instrumentos musicais no âmbito do Projeto “Música com Tod@s” e para o equipamento físico do novo Centro.

Agradece-se ainda aos patrocinadores dos prémios atribuídos às turmas e Escola Alberto Valente pela colaboração e confiança depositadas neste projeto: Bounce Portugal (https://www.facebook.com/BouncePortugal/);Science4you e Estação Arqueologia de Tróia.

Este Centro consubstanciar-se-á muito em breve num espaço aberto à comunidade,multimodal e intergeracional, assumindo-se como uma incubadora de projetos inovadores nas áreas das da inclusão e direitos humanos.

Inspirados no conceito do espaço “Atmosfera”, temos prevista uma programação diversificada que integrará workshops, formações, tertúlias,ateliers, exposições, entre outras iniciativas. De acordo com a matriz da nossa associação, estes projetos visam trabalhar a comunidade incluindo pessoas com e sem deficiência. Tal responde ao nosso slogan “Uma Sociedade para Tod@s”.

Partilhar:
INOVAR autismo