Evento do INR de comemoração do dia 3 de Dezembro

A convite do Instituto Nacional para a Reabilitação, do Gabinete da Secretária de Estado da Inclusão e da Câmara Municipal de Gondomar, a Inovar Autismo marcou presença no evento realizado no dia 3 de dezembro de 2022, em Gondomar, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Ricardo Nunes, vogal da direção da Inovar Autismo, foi convidado a dar o seu testemunho enquanto pessoa autista, ativista e membro da direção. É com todo o gosto que partilhamos com todos/as a sua reflexão em relação à sua experiência pessoal:

“No dia 3 de Dezembro, participei no evento organizado pelo Instituto Nacional de Reabilitação celebrando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. No painel sobre o impacto das políticas de inclusão, dei o meu testemunho do meu percurso com a associação Inovar Autismo e do impacto que teve na minha vida. Além disso, tive a oportunidade de conhecer outros oradores e os seus testemunhos. No que toca ao impacto que teve na minha vida, estou grato pelo percurso que tenho feito juntamente com a Inovar Autismo e mostrar o trabalho que temos feito com a comunidade e na comunidade. O trabalho que tenho feito com esta associação levou-me a conhecer mais o meu dever como um cidadão, procurando saber como poderia ajudar os que mais precisavam. A inclusão, para que aconteça, tem que ser trabalhada com a comunidade porque é a comunidade que “recebe” as pessoas autistas e se a comunidade não está pronta para “receber”, nós podemos ajudar. O impacto do nosso trabalho foi para muitas pessoas um grande alívio.

Agradeço ao Instituto Nacional de Reabilitação pelo convite.”

Relembramos que, anualmente, é escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) um tema a ser abordado no dia das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O tema escolhido para este ano diz respeito às “Soluções transformadoras para o desenvolvimento inclusivo: o papel da inovação na promoção de um mundo acessível e equitativo”. As comemorações deste dia visam promover a compreensão das questões da deficiência e mobilizar o apoio à dignidade, direitos humanos e inclusão das pessoas com deficiência.

Facebook: https://www.facebook.com/inovar.autismo.9/posts/pfbid0HsurrLB83YMwJdeXhEN1MB3ge4ndQabWVrHkVe6FUCY6tjjTyevFLeYKWCiJvpQNl

Partilhar:
INOVAR autismo