FELIZ DIA EUROPEU DA VIDA INDEPENDENTE!

Hoje comemora-se o Dia Europeu da Vida Independente, como tal, não podíamos deixar passar este dia em branco, dada a importância do mesmo para todos e todas nós.

Até porque, a Vida independente é precisamente o contrário de dias em branco – são dias repletos de cor, são passeios de mãos dadas com a Liberdade.

Os Centros de Apoio à Vida Independente da Inovar Autismo têm desenvolvido trabalho na prestação de assistência pessoal a jovens e adultos com autismo, deficiência intelectual e outras neurodiversidades, a par da promoção da qualidade de vida, autodeterminação e empowerment com o devido suporte tecnico da equipa do cavi.

Antes do apoio em Assistência Pessoal, a grande maioria das(os) destinatárias(os) encontrava-se numa destas 4 situações: isolamento social; dependência familiar; exclusão de respostas sociais institucionalizadoras; escassa/inexistente participação na comunidade.

Após este apoio, quer (as)os destinatárias(os) , quer as suas  famílias descobriram que é possível realizarem um projeto de vida na comunidade e prosseguirem os seus sonhos.

No cômputo geral, todos/as os/as destinatários/as encontram-se muito satisfeitos com o apoio prestado, tendo este alterado por completo a sua qualidade de vida, participação cidadã e a qualidade de vida das suas famílias.

Face aos resultados alcançados, ficou claramente demonstrado que a assistência pessoal constitui uma ferramenta essencial para a promoção da Vida Independente e consequente autodeterminação e autorrepresentação das pessoas autistas acompanhadas pelos nossos CAVIs.

Face aos resultados alcançados, ficou claramente demonstrado que esta resposta social é aplicável e funciona para todas as pessoas autistas, independentemente do seu grau de funcionalidade.

Afinal, pelo sonho é que vamos…um sonho que, construído, se tornou realidade!

#cavisetubal #cavialentejo #inovarautismo #vidaindependente #assistenciapessoal #somoscidadaniasomosinclusao

—————-

Descrição de imagem: Fotografia de uma assistente pessoal de mãos dadas com a sua destinatária. Ambas olham para o céu, sob um fundo repleto de árvores de grande altitude.

Partilhar:
INOVAR autismo