Inauguração do Centro de Apoio à Vida Independente no Alentejo

A 24 de Julho de 2019, a Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão, teve a honra e o privilégio de inaugurar o seu primeiro Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI Alentejo), sediado em Vendas Novas.

O evento, contou com as presenças de Sua Excelência a Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Luís Piteira Dias, bem como de ilustres representantes de diversas entidades e organizações públicas e privadas,incluindo ONGPDs e CAVIs congéneres.

A cerimónia realizou-se nas instalações da Biblioteca Municipal de Vendas Novas, com o seguinte programa:

Boas Vindas pela Presidente da Inovar Autismo;
. Apresentação do projeto pela Equipa Técnica do CAVI (Natália Letras e Melissa Ramos);
. Testemunhos de dois assistentes pessoais (José e Sandra);
. Testemunhos de dois jovens beneficiários (Rita e Afonso);
. Intervenção do Sr. Presidente da Câmara de Vendas Novas;
. Intervenção da Sr.ª Secretária de Estado da da Inclusão das Pessoas com Deficiência;
. Momento cultural protagonizado pelo Grupo de Cante feminino da Oficina dosR’s – “Cantadeiras da Oficina” e
. Momento de degustação de produtos regionais.

A Inovar Autismo gostaria de deixar uma palavra muito especial a todas as pessoas com autismo e outras neurodiversidades inscritas no nosso CAVI e às suas famílias: “Tudo faremos para ajudar a concretizar os vossos sonhos e aspirações, enquanto cidadãs e cidadãos de pleno direito, seja através de apoio para completarem os vosso estudos e/ou formação profissional,seja na procura de inserção e manutenção de um posto de trabalho, seja no apoio para usufruto ao nível do lazer, cultura, desporto ou outras atividades na comunidade”.

A inauguração do CAVI Alentejo concretiza e materializa um dos princípios estatutários da nossa associação, o princípio que se prende com a promoção da cidadania, vida independente e direitos fundamentais das pessoas com autismo e outras neurodiversidades.

Desde sempre pugnámos pelos valores da autodeterminação, autorepresentação e da inclusão.

Contamos com todas e com todos, enquanto agentes de mudança neste processo de transformação social, que irá por certo romper mitos,estereótipos, estigmas e preconceitos, empoderando as pessoas com autismo e outras neurodiversidades, independentemente da sua funcionalidade ou incapacidade.

Este projeto dar-lhes-á a devida “Voz” e poder de “Escolha” sobre as suas vidas, permitindo a participação de pleno direito em todos os contextos sociais.

A Inovar Autismo agradece à Câmara Municipal de Vendas Novas a gentil cedência das suas instalações para a ação de formação dos assistentes pessoais e para a cerimónia de inauguração do CAVI, bem como a todas e a todas que tornaram possível este projeto, incluindo a incansável equipa de profissionais e voluntários da Inovar Autismo, assistentes pessoais,beneficiários/as do CAVI e suas famílias

Partilhar:
INOVAR autismo