IV Seminário Internacional da Inovar Autismo

No passado dia 18 de Novembro, decorreu no auditório da Biblioteca do Barreiro, o IV Seminário Internacional da Inovar Autismo. O evento decorreu durante todo o dia (10h-17h30) e foi realizada uma gravação do mesmo para visualização posterior.

A cerimónia de abertura contou com a presença da Sra. Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e da Sra. Sara Ferreira, Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Barreiro.

No período da manhã foram apresentadas as experiências resultantes dos projetos YMI (Young Mediators for Inclusion) e Munícipios Inclusivos pela equipa da Inovar Autismo. Debateu-se a importância de projetos como estes para as pessoas autistas e para a comunidade, contando com a presença de Luís Capucha, professor do ISCTE, bem como a presença digital de Christian Takow (Advocacy & Coordenador de projetos da associação Autism-Europe).

Seguiram-se também apresentações sobre a temática “Respostas habitacionais inclusivas: do desafio da desinstitucionalização à garantia de habitação digna e inclusiva”, cuja moderação foi realizada por Luísa Malhó, diretora do Centro Distrital de Setúbal ISS. Foi também tida em conta a experiência da Inclusion Europe ao nível da desinstitucionalização e inclusão na comunidade, através do testemunho de Helen Portal (Keynote speaker da Inclusion Europe), bem como a experiência da APPDA-Coimbra, representada por Elsa Vieira. Além disso, tivemos a oportunidade de ouvir o testemunho do Gustavo Castro Figueiredo, destinatário do CAVI Setúbal, acerca da sua experiência pessoal no que toca ao tema da institucionalização.

Após o almoço, houve espaço para um fantástico momento cultural protagonizado pelo grupo de dança “No Time”.

No período da tarde, contámos com a presença de Rui Godinho, bem como de José Miguel Nogueira, para falar sobre o impacto dos CAVI da Inovar Autismo nos/as destinatários/as e respetivas famílias, bem como sobre a assistência pessoal no autismo. Foi possível ouvir a experiência do Manuel Veiga, um destinatário do CAVI da Inovar Autismo, bem como um testemunho emocionante da sua mãe, Rosa Marques, e da sua assistente pessoal, Adriana Cunha.

Por último, contámos com a presença de Sónia Alho (Assessora da Vereação para a Educação da Câmara Municipal do Barreiro) enquanto moderadora do painel “Educação inclusiva e autismo”. Foi possível debater o que mudou com o novo Decreto-Lei através da apresentação de resultados de um inquérito aplicado a docentes e familiares de alunos/as autistas.

Foi também apresentado o projeto “Capacitar a Escola”, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

A Sra. Maria Benedita Lima, doutorada em Educação e perita em formação de adultos, debateu a necessidade de mudanças estruturais no sistema educativo e da replicação de projetos inclusivos em contexto escolar.

A cerimónia foi encerrada pela Sra. Presidente da Inovar Autismo, Ana Albuquerque, por Fernando Campilho, Presidente da Federação Portuguesa de Autismo, por Frederico Rosa, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, bem como por João Costa, ministro da Educação.

A Inovar Autismo agradece a participação de todos/as os/as participantes e o empenho e dinâmica que emprestaram ao evento.

A direção da Inovar Autismo deixa uma palavra de reconhecimento, gratidão e apreço à Câmara Municipal do Barreiro, pelo apoio institucional ao seminário. A direção reconhece e agradece também o empenho, esforço e o profissionalismo de todos os técnicos desta associação envolvidos na organização deste seminário, cujo contributo foi decisivo para o sucesso do mesmo.

Agradecemos também à Delta Cafés pelo patrocínio do coffee break, bem como ao Hotel Meliá e à Edugep.

Apesar de ultrapassarmos a lotação da sala, disponibilizaremos em breve a gravação no nosso canal de YouTube.

A Inovar Autismo irá continuar a promover diariamente a luta pelos direitos humanos e pela inclusão – e desta forma, continuar a lutar por uma sociedade para todos e todas.

Facebook: https://www.facebook.com/inovar.autismo.9/posts/pfbid02mMiSmNixHQQxkMkMhuQXX8S68brkzf6DCGXG1h5nsZmtk2aNUrBJqa2guEzEReofl

Partilhar:
INOVAR autismo