Projeto Erasmus +(Young Mediators for Inclusion) Kick Off Meeting Quinta do Anjo

Decorreu a 27 e 28 de janeiro de 2020, na ADREPES, – Espaço Fortuna, Artes e Ofícios – Quinta do Anjo, a Kick-Off Meeting do projeto internacional YMI – Young Mediators for Inclusion, coordenado pela Inovar Autismo.

O projeto assume como objetivo principal formar e qualificar jovens universitários enquanto agentes facilitadores da inclusão plena, potenciando a participação social das crianças e jovens com autismo nos mais variados contextos da sociedade (clubes desportivos, ATLs, entidades culturais e recreativas, atividades promovidas por autarquias, etc), em igualdade de condições com os seus pares.

O YMI visa igualmente: i) conceber e testar, a nível europeu, esta metodologia inovadora, desenvolvida pela Inovar Autismo; ii) formar “jovens mediadores para inclusão” (agentes facilitadores que promovem a inclusão em articulação com a família e os contextos); iii) formar técnicos e outros funcionários de todos os parceiros da comunidade e por último iv) conceber um guia europeu para a inclusão de crianças/jovens com autismo, o que possibilitará ainda que outras associações europeias possam replicar o mesmo modelo nas suas comunidades.

O YMI consubstancia um duplo ou mesmo triplo foco na intervenção: i) ao nível dos jovens mediadores; ao nível dos jovens com autismo e suas famílias e iii) ao nível dos profissionais dos mais variados contextos que irão incluir estes jovens.

O projeto integra como parceiros várias entidades/organizações de diferentes países europeus: Autismo Burgos (Espanha), Diversamente Onlus (Sardanha – Itália), Autism Europe (Bélgica), Intermediakt (Grécia), sendo a avaliação de impacto social da responsabilidade do ISCTE-IUL(Portugal).

Foram dois intensos de trabalho árduo nos quais foi possível revisitar os objetivos e atividades do projeto, potenciar estratégias de coordenação e articulação entre os parceiros, estabilizar datas e tarefas de cada membro do consórcio e preparar já as próximas atividades.

É nossa convicção que a figura do “mediador para a inclusão” possa contribuir para romper preconceitos e estereótipos em relação às pessoas com autismo, demonstrando que a inclusão, mesmo nos casos mais severos, é sempre possível.

No último dia contámos com a valorosa participação da Dra. Ana Alves, em representação da Agência Nacional do Programa Erasmus +.

O evento foi encerrado pelo Sr. Vereador da Câmara Municipal de Palmela, Dr. Luís Miguel Calha.

A Inovar Autismo agradece todo o apoio prestado pela Câmara Municipal de Palmela, Agência Nacional do Programa Erasmus + e pela ADREPES.

Também a tod@s os/as colaborador@s da Inovar Autismo que com o seu incansável esforço contribuíram para o sucesso deste importante evento, um enorme Obrigado.

Agora é « meter as mãos à obra !!! »

Para visualizar as fotografias do evento, aceda ao seguinte link:

https://www.facebook.com/1988917568006258/photos/pcb.2595131094051566/2595129990718343/?type=3&theater

Partilhar:
INOVAR autismo