Projeto Kit Direitos Humanos – Evento de Lançamento

Decorreu ontem, dia 28 de maio, em modo telemático, mas numa sala virtual muito participada, o evento de lançamento oficial do Projeto da Inovar Autismo; “Kit Direitos Humanos”.

Este projeto inscreve-se nas parcerias para o impacto do Programa “Portugal Inovação Social” e conta com investidores sociais públicos (Municípios de Palmela, Barreiro e Almada) e privados (CESO Consultants e António Andrade de Matos & Associados).

O evento iniciou-se com a intervenção da Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra Ana Sofia Antunes e terminou com a intervenção do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Professor João Costa.

Conforme previsto no Programa, houve espaço para a apresentação pública do Projeto, dos parceiros e dos vários Agrupamentos de Escolas e Grupos e Agrupamentos de Esco(u)teiros aderentes (sitos nos concelhos de Palmela, Setúbal, Almada, Barreiro e Montijo), e ainda dos primeiros resultados já alcançados.

Pelo lado dos investidores públicos honrou-nos a participação da Senhora Presidente da Câmara Municipal de Almada e dos ilustres representantes das Câmaras Municipais do Barreiro e Palmela, Dr. Bruno Vilela e Dra. Sandrine Palhinhas, respetivamente. Os investidores privados fizeram-se representar pela a Dra Ana Paula Domingues(CESO) e pelo Dr. Antonio Andrade de Matos.

Numa primeira fase, o projeto já envolveu mais de 400 crianças e jovens (deste o 1 ciclo até ao ensino secundário e vários grupos e agrupamentos de Escoteiros do distrito de Setúbal). Na fase de maturação, o projeto ambiciona envolver mais de um milhar de jovens com e sem deficiência.

O “Kit Direitos Humanos” é um programa inovador, didático e socio-lúdico, inspirado na Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adaptado a diferentes idades, para ser utilizado em escolas, associações e grupos informais de educação, incluindo pela criança/jovem, individualmente, ou em família.

Enquanto produtos do projeto, destacam-se o jogo de tabuleiro sobre direitos humanos (componente analógica), a plataforma moodle de atividades, para ser utilizada por professores e grupos de Escoteiros e a app (componente digital).

A concepção de todos estes produtos é colaborativa e está a ser realizada com inputs e participação de todos os atores no processo, incluindo como é óbvio, as próprias crianças jovens com e sem deficiência participantes, de acordo com o princípio educativo do « aprender fazendo ».

O KIT, que será alargado e disseminado a outros territórios, visa a consciencialização das novas gerações para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e consequentemente uma alteração das atitudes sociais neste âmbito.

Partilhar:
INOVAR autismo