Seminário Nacional «Young Mediators for Inclusion» – YMI

Decorreu no dia 23 de Novembro de 2021, no auditório da Biblioteca de Palmela, o Seminário Nacional referente ao projeto internacional «Young Mediators for Inclusion» – YMI, coordenado pela Inovar Autismo.

O evento, cuja cerimónia de abertura contou com a presença da Dra. Ana Sofia Antunes, SE da Inclusão das Pessoas com Deficiência, da Sra. Vereadora das áreas sociais da Câmara Municipal de Palmela, Eng. Maria João Camolas e da Sra. Presidente da Agência Nacional Erasmus, Dra. Ana Cristina Perdigão, decorreu durante todo dia (10.00h-17.30h) perante uma sala repleta de entusiásticos participantes (incluindo muitas pessoas autistas), tendo sido garantidas as elementares medidas de distanciamento social e uso de máscara. O seminário foi igualmente transmitido em direto através do canal de YouTube da CMP.

No período da manhã foram apresentados os resultados do YMI pela equipa da Inovar Autismo- Associação de cidadania e inclusão, tendo a Dra. Lara Querido (investigadora no ISCTE), apresentado igualmente vários dados e indicadores referentes à avaliação do projeto (até ao momento). Seguiram-se fantásticos e emocionantes testemunhos dos vários intervenientes:

I) jovens mediadoras;

II) técnicos de entidades da comunidade;

III) pessoas autistas participantes e respetivas famílias.

Salienta-se a empenhada participação no debate e na reflexão que seguiu de várias pessoas autistas que se encontravam na sala.

Após o almoço, houve espaço para um fantástico momento cultural protagonizado por Luís Piçarra, destinatário de assistência pessoal no âmbito do CAVI Setúbal da Inovar Autismo.

No período da tarde, um painel de excelência debateu, em formato de mesa redonda, as importância das questões mediação para a inclusão das pessoas autistas na comunidade. Participaram na reflexão conjunta os Professores Luís Capucha e Paulo Pedroso (ISCTE), Raquel Galhardo (IEFP), Alexandra Figueiredo (ANQEP), Raquel Lebre (vice presidente da Associação Voz do Autista) e Tânia Figueiredo e Sara Raposo (ASSOL).

A Inovar Autismo agradece a participação de todos/as e o empenho e dinâmica que emprestaram ao evento.

Uma vez mais, a direção da Inovar Autismo deixa uma palavra de reconhecimento, gratidão e apreço à Câmara Municipal de Palmela, pelo apoio institucional ao seminário e a toda sua a fantástica equipa técnica (equipa de projetos, equipa administrativa e equipa dos CAVIs Setúbal e Alentejo, pela forma como inequivocamente contribuíram para o sucesso deste evento.

Agradecemos também à Delta Cafés pelo patrocínio do coffee break.

Sabíamos que a mediação era decisiva para a inclusão, hoje tem ainda mais essa convicção.

A Inovar Autismo irá continuar a apostar na mediação, mesmo quando este projeto internacional terminal, porque … essa é de facto a nossa forma de trabalhar: na comunidade e com a comunidade.

Publicação do Facebook:

https://www.facebook.com/inovar.autismo.9/posts/1017132992353825?notif_id=1637777931356043&notif_t=feedback_reaction_generic_tagged&ref=notif

Partilhar:
INOVAR autismo