Último encontro transnacional do projeto « Young Mediators for Inclusion – YMI »

Durante a semana de 4 a 8 de Julho, decorreu em Bruxelas a última Transnational Meeting, bem como o seminário internacional de apresentação dos resultados finais do projeto « Young Mediators for Inclusion – YMI », financiado pelo Programa Erasmus+ e coordenado pela Inovar Autismo,

O projeto permitiu comprovar o sucesso do papel da mediação (nos 3 países implementadores), na inclusão das pessoas autistas, nomeadamente crianças e jovens, nos mais mais variados contextos da comunidade.

No que respeita ao seminário internacional, que decorreu nas instalações da Comissão Europeia, muito se agradece a participação de várias organizações internacionais, European Disability Forum, Inclusion Europe e Européenne Plataform for Reabilitation, bem como de Sua Exa. a Senhora Secretária de Estado, Ana Sofia Antunes. O seu testemunho e envolvimento muito enriqueceu politicamente o papel da mediação na área da deficiência e do autismo em particular. Bem haja !

Igualmente, todas as organizações e peritos convidados destacaram a pertinência e qualidade do projeto, bem como a necessidade premente de replicar esta metodologia, não só, a nível europeu, como também a nível nacional, regional e local, e ainda, com as devidas adaptações para as demais áreas da deficiência.

Em breve será publicado o « Guia Europeu para a Inclusão das Pessoas Autistas » (em várias línguas, em formato PDF, gratuitamente), bem como será disponibilizada a respetiva APP do projeto.

Partilhar:
INOVAR autismo