Projeto Internacional: “Independent Living and Citizenship in Disability: partnerships for impact”

NOVIDADES: A Inovar Autismo viajou até à Islândia para adquirir mais conhecimentos sobre o Modelo de Apoio à Vida Independente

A Inovar Autismo tem o privilégio de apresentar o seu novo projeto internacional Independent Living and Citizenship in Disability: partnerships for impact, aprovado e cofinanciado pela Iniciativa de Cooperação Bilateral do Programa Gulbenkian Cidadãos Ativ@s. Este projeto é desenvolvido com a parceria da associação NPA miðstöðin, uma ONG, sem fins lucrativos que tem como principal objetivo promover a Vida Independente e a Assistência Pessoal na Islândia.

Sendo a Inovar Autismo uma referência na promoção da Autodeterminação e Vida Independente no Autismo em Portugal procurou, através desta candidatura, atualizar os seus conhecimentos e rever boas práticas. Com a implementação deste projeto procura-se promover a sensibilização, não só em cada país, mas também a nível europeu, para a Vida Independe e para a desinstitucionalização das pessoas autistas, conforme preconiza a Estratégia Europeia para a Deficiência 2021-2030. Durante esta visita tivemos oportunidade de conhecer uma destinatária e a sua assistente pessoal bem como trocar experiências com a Icelandic Disability Alliance (uma organização que reúne 40 associações de pessoas com deficiência na Islândia) e a Icelandic Autistic Society.

Ambos os modelos de intervenção, embora diferenciados, quando estudados com maior profundidade, observa-se uma maior similitude do que à primeira vista se considerou. Foi de facto um enorme momento de aprendizagens reciprocas para as entidades envolvidas. Ficou, desde já, agendada a visita da entidade NPA a Portugal, para conhecer o trabalho desenvolvido pelos CAVIS da Inovar Autismo e de que forma os mesmos possibilitam a participação e inclusão dos seus destinatários nas comunidades de pertença.

448603639_470989895431333_1028810259393654138_n

Conheça o trabalho do nosso parceiro:

Partilhar:
INOVAR autismo