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Inclusão e Direitos Humanos


• Clique nos títulos para abrir (ou fechar) o acesso aos conteúdos do Kit Inclusão e Direitos Humanos.
• Ao clicar nos títulos das fichas de atividade, fichas de apoio, anexos e questionários os ficheiros serão automaticamente descarregados.

Introdução

O  KIT INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS, é um kit didático, socio-lúdico inspirado na Convenção Sobre os Direitos das Pessoas comDeficiência, sendo adaptado a diferentes idades e estádios de desenvolvimento, para ser utilizado de forma alargada em instituições de ensino (pré-escolar, básico e secundário) com o objetivo de sensibilizar crianças, jovens e, comunidade educativa em geral,  para a temática diversidade, inclusão e direitos humanos das pessoas com deficiência,  promover processos participativos inovadores e o trabalho em grupo, intergeracional e interprofissional, com ganhos para todos, desmitificando estereótipos e preconceitos, contribuindo para a edificação de uma sociedade aberta à diversidade humana, reconhecendo a individualidade e os direitos humanos de cada cidadão independentemente das suas funcionalidades ou incapacidades.

O kit aborda temáticas relacionadas com os Direitos Humanos das Crianças, com os Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência e o Autismo. É uma ferramenta que está disponível para o professor, educador, ou outro agente educativo, para que possa trabalharas diferentes temáticas, nos mais variados contextos, e não só, em meio escolar, através de diversas actividades (dinâmicas de grupo, actividades individuais, jogos, etc.), podendo o dinamizador, utilizar os recursos de forma flexível, consoante as especificidades do grupo, tempo disponível e contexto. 

Para as pessoas com deficiência espera-se que, este kit, tenha como impacto, uma melhoria da sua consciencialização relativamente aos seus direitos e deveres de cidadão e que promova o  exercício dos direitos e da participação social e cívica das pessoas com deficiência, o que consequentemente originará uma melhoria da autoestima e do empowerment, destas pessoas.

Glossário

No glossário, poderá encontrar a definição de termos citados no Kit Inclusão e Direitos Humanos.

Acróstico — Tipo de texto em que as primeiras letras década linha ou parágrafo formam verticalmente uma ou mais palavras.
‍Autismo — Condição caraterizada por dificuldades na interação social, comunicação verbal, não-verbal e comportamentos restritos e repetitivos.
Barreiras — Obstáculos que a pessoa com deficiência encontra no seu quotidiano, podendo ser arquitetónicas, comunicacionais ou comportamentais.
‍Brainstorming (Tempestade de ideias) — Atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo. Os elementos sugerem qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado.
‍Cidadania — Exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição de um país, por parte dos seus cidadãos.
Comorbilidades — Quando duas ou mais problemáticas se apresentam na mesma pessoa.
‍Direitos — Coisas às quais se tem direito ou que lhe são permitidas; liberdades que são garantidas.
‍Direitos humanos — Direitos que se tem, porque se é humano, sendo estes direitos, universais, independentemente, da raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Espetro do autismo — O autismo é uma condição de espetro, o que significa que varia de pessoa para pessoa, de um grau leve a severo.
‍Inclusão — Integração absoluta de pessoas que possuem necessidades especiais ou específicas numa sociedade.
Integração — Adaptação/incorporação de pessoa ou grupo externo numa comunidade, num meio.
‍Convenção — Acordo assinado entre países, para obedecerem à mesma lei
Comunidade — Conjunto de pessoas que vivem na mesma zona ou local.
Convençãodos Direitos das Crianças (CDC) — Documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais (civis, políticos, económicos, sociais e culturais) de todas as crianças, até aos 18 anos, bemcomo as respectivas disposições para que sejam aplicados.
‍Discriminação — Ação ou omissão que dispense um tratamento diferenciado (desigual ou injusto) a uma pessoa ou grupo de pessoas, devido a preconceitos de alguma ordem ex. raça, cor, sexo, nacionalidade, origem étnica, religião, orientação sexual, identidade de género, deficiência, ou outro fator.
‍Excluir — Eliminar, rejeitar, recusar, abandonar, privar, pôr de lado.
Hipersensibilidade – Os estímulos são sentidos com elevada intensidade, podendo provocar dor física. A pessoa que experiência tenta evitá-los (ex. tapar ouvidos, afastar-se do toque,etc)
Hiposensibilidade – Os estímulos são sentidos com pouca intensidade. A pessoa que experiência procura estímulos muito intensos (ex. não sentir dor, não reagir alteração temperatura, etc)
Igualdade — Ausência de diferenças de direitos e deveres entre os membros de uma sociedade.
Incapacidade — restrição ou falta de capacidade para realizar uma actividade dentro dos limites considerados normais para um ser humano. Pode ser temporária ou permanente, reversível ou irreversível, progressiva ou regressiva e é sempre resultante de uma deficiência.
ONU — Organização das Nações Unidas – Organização intergovernamental que tem como objectivo unir todas as nações do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos.
PECS —  Picture Exchange Communication System (PECS) método de comunicação que utiliza imagens para desenvolver competências comunicativas, em pessoas que não verbalizam.
Pessoa com deficiência — Pessoa com impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras ambientais, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas
Ratificar — Confirmar; validar; comprovar; concordar

Recursos

Fichas de atividade (de acordo com a faixa etária)


DIREITOS HUMANOS DAS CRIANÇAS

Pré - Escolar

‍“Os Direitos das crianças”
“Tenho direito a…”
1º Ciclo e 2º Ciclo
“Os Direitos das crianças”
“Tenho direito a…”
“Escrevo os meus direitos”
3º Ciclo e Secundário
“Escrevo os meus direitos”
“Os nossos direitos - conheço-os e defendo-os”

DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Pré - Escolar
“Peixinhos no aquário”
“Uma experiência sensorial”
1º Ciclo
“Peixinhos no aquário”
“Mural dos Direitos”
“Uma experiência sensorial”
2º Ciclo
“Os direitos na deficiência”
“Mural dos Direitos”
“Uma experiência sensorial”
3º Ciclo e Secundário
“Os direitos na deficiência”
“Mural dos Direitos”
“Uma experiência sensorial”
“Campanha de sensibilização”‍

AUTISMO

Pré - Escolar
“O mundo do João”
“Uma forma de comunicar diferente”
1º Ciclo
“O mundo do João”
“Direitos infinitos – Carta para as pessoas com autismo”
“Uma forma de comunicar diferente”
2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário
“Conhecer para Incluir”
“Direitos infinitos – Carta para as pessoas com autismo”
“Uma forma de comunicar diferente”‍‍

Fichas de apoio

Ficha Professor - Direitos Humanos das Crianças
Ficha P1
Ficha P2
Ficha P3
Ficha P4
Ficha P5
Ficha P6
Ficha P7

Anexos

Ficha nº2
Anexo 1
Anexo 2

Ficha nº4
Anexo 1
Anexo 2

Ficha nº8
Anexo 1
Anexo 2
Anexo 3
Anexo 4

Ficha nº12
Anexo 1
Anexo 2

Ficha nº13
Anexo 1

Jogo de Tabuleiro

Regras do jogo
Dado (base para construir)
Tabuleiro

FAQ'S

Nas FAQS poderá aceder a um conjunto de perguntas frequentes sobre o KIT esclarecer as suas dúvidas . Caso ainda persistam algumas questões contate inovar.autismo@gmail.com

1. Qual o objetivo do Kit?

O kit tem como objetivo geral sensibilizar as crianças/jovens e comunidade educativa em geral para a inclusão e direitos humanos das pessoas com deficiência, com base na Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

2. Quais os temas abordados?

O KIT está dividido em 3 áreas temáticas:Direitos Humanos das crianças, Direitos das Pessoas com Deficiência e Autismo.

3. A quem se destina?

O KIT destina-se a toda a comunidade educativa em geral.

4. Como é disponibilizado?

O KIT está disponível online, em formato digital.

5. A Inovar Autismo pode dinamizar atividades do KIT, para o meu grupo?

Sim. Pode realizar o pedido de dinamização de atividades através do e-mail inovar.autismo@gmail.com, que em breve entraremos em contato para agendar a realização das sessões.

6. Só pode ser utilizado em escolas?

Não. O kit pode e deve ser utilizado/explorado em escolas e associações juvenis e outros grupos de educação não formal.

7. Não sou docente, nem tenho formação específica nas áreas sociais ou educativas, posso dinamizar a atividade?

Sim. É uma atividade para tod@s . Existem fichas de atividades, que descrevem como as atividades deverão ser realizadas, logo, não terá qualquer dificuldade na dinamização.

8. Quais são os recursos do KIT?

Os recursos encontrados no KIT são: Introdução, Fichas de atividades , jogo de tabuleiro, questionário de satisfação.

9. Como estão organizados os recursos do KIT?

Os recursos estão organizados, de acordo comas áreas temáticas, em dois tipos de documentos:  - Fichas de Atividade – Fichas que indicam como a atividade deve ser operacionalizada. Estão estruturadas de forma simples, com indicação do nº da ficha, área temática, nome da atividade, público alvo, duração, objetivos, material, descrição da atividade e observações com tema, descrição, material, observações (informações úteis adicionais).

10. O Kit pode ser utilizado com crianças do pré-escolar?

Sim. O kit está dividido em várias áreas temáticas e em todas elas existem atividades para as várias faixas etárias (pré-escolar, 1º /2º/3º ciclo e secundário).

11. As atividades são iguais paratodas as faixas etárias?

Não. Existem atividades iguais para todas as faixas etárias, mas existem atividades que abordam o mesmo conteúdo de forma diferente, adequando-se à faixa etária correspondente.

12. Trabalho com adultos, mas achei o kit muito interessante, será que posso realizar as atividades com adultos?

Sim. O KIT foi pensado e construído com e para um público infantil e juvenil, mas nada impede que seja utilizado com adultos.Utilize e conte-nos como foi a adesão às atividades!

13. Todas as atividades do Kit terão de ser realizadas?

Não. O dinamizador pode optar por realizar todas as atividades ou escolher as que melhor se adaptam ao grupo/tema que pretende abordar.  O Kit foi criado deforma flexível, não exigindo uma obrigatoriedade na realização de todas as atividades, ou um encadeamento das mesmas.

14. No meu grupo não há pessoas com deficiência, faz sentido abordar este tema?

Claro que sim! Um dos objetivos centrais doKit é a sensibilização das crianças e jovens sem deficiência para a temática da diversidade, direitos humanos e inclusão. Pode não ter pessoas com deficiência, no seu grupo, mas certamente, serão crianças/jovens que um dia se irão cruzar com pessoas com deficiência, com quem lide com pessoas com deficiência, ou até mesmo, vir a ter uma deficiência. Estando despertos para esta temática, um dia serão eles, a sensibilizar outros, para a inclusão e direitos humanos.

15. Não tenho o livro indicado para a realização da atividade, como posso dinamizá-la?

Nas atividades em que é indicado um livro para eitura, são sugeridos outros, que abordam a mesma temática, que poderá utilizar. Poderá tentar encontrar o livro numa biblioteca municipal ou caso, seja um grupo criativo, poderão em grupo fazer o vosso próprio livro!

16. Não consigo realizar determinada atividade da forma como está descrita, posso alterar algumas caraterísticas?

Sim. As atividades são propostas de abordagen são tema. O importante é sensibilizar, dar a conhecer os conteúdos.

17. Em grupo surgiu-nos uma atividade dentro das áreas temáticas que consideramos relevante, estão interessados em conhecê-la?

Sim. O kit está em constante desenvolvimento e agradecemos sempre a partilha de boas ideias, pois poderá ser uma próxima atividade para juntar ao Kit.

18. Para que serve o questionário de satisfação?

O nosso objetivo é melhorar sempre os nossos serviços, e só com a avaliação dos projetos que desenvolvemos, conseguimos . A sua contribuição é imprescindível, não se esqueça de nos enviar a sua apreciação e sugestões.

Questionário de satisfação

Questionário de satisfação Pré-escolar, 1º e 2º Ciclo
Questionário de satisfação 3º Ciclo
Questionário de satisfação Dinamizadores
‍

Associação de Cidadania e Inclusão

Apartado 000019 EC Bonfim — Setúbal
2901-901 Setúbal

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