Breve história da Inovar Autismo

A nossa história, o nosso DNA e datas marcantes

60071a543989e82d12e6e3ef_oficial_1-p-1600-2828841

O primeiro momento ocorreu com a escritura pública que criou a Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão a 27 de dezembro de 2016.

A Inovar Autismo foi fundada por 34 sócios e sócias, entre os e as quais, pessoas com e sem Autismo e seus/suas familiares. O envolvimento, desde o início, de pessoas Autistas na associação, vai ao encontro de um pilar fundamental do nosso trabalho, o qual definiu o lema da Inovar Autismo: “Uma sociedade para todas e todos”.

Procurámos assim, desde o início, não focar a nossa intervenção no “problema da pessoa”, ou seja, na “deficiência/incapacidade”, o que reforça o estigma e a discriminação.

Procurámos também, desde o início, focar-nos no combate a esse estigma, discriminação e preconceito, focando o nosso esforço e empenho, na capacitação da sociedade para acolher a diferença como algo “normal”.  

Os modelos e serviços inovadores que desenhamos e implementamos, explicam a base da palavra “inovar” na nossa designação. Esses modelos e serviços, de acordo com os princípios da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, pretendem promover a autodeterminação, a cidadania e a inclusão plena das pessoas.  

Desta forma, a Inovar Autismo não se considera uma associação prestadora de serviços às pessoas Autistas e suas famílias, mas sim, uma associação promotora e defensora dos direitos humanos das pessoas. Os serviços que desenvolvemos, tais como a assistência pessoal e outros, são apenas um meio para atingir esse objetivo.

Procurámos assim, desde o início, envolver as próprias pessoas Autistas na associação, dar-lhes voz e representação.

A nossa associação foi e continua a ser, a única associação em Portugal, em que pessoas Autistas integram a direção.


Em termos cronológicos

– A 6 de janeiro de 2017, a Inovar Autismo adquire o estatuto de ONGPD – Organização Não Governamental das Pessoas com Deficiência (INR, IP);

– A 9 de janeiro de 2017, é aceite enquanto federada na FPDA – Federação Portuguesa de Autismo;

– A 22 de Abril de 2017, ocorre a cerimónia de abertura oficial da Inovar Autismo, com a presença da Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes, entre distintos convidados, convidadas, associados e associadas;

– Até novembro de 2017, a associação funcionou em espaços provisórios, cedidos pela Câmara Municipal de Palmela. A partir desse mês foi dinamizado o primeiro “Centro de Inovação e Desenvolvimento para a Inclusão” (CIDI), instalado num espaço cedido pela Associação Mutualista Montepio;

– Ainda em novembro de 2017, foi organizada a primeira “Tertúlia Inclusiva”, com a presença da Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, entre outros convidados;

– Em 2017, a Inovar Autismo começa também a concorrer ao apoio financeiro a projetos do INR, IP. Desde essa altura, temos vindo a desenvolver vários projetos inovadores no âmbito da inclusão, autodeterminação e promoção dos direitos humanos das pessoas Autistas, cofinanciados pelo INR;

– A 20 de outubro de 2018, a Inovar Autismo organiza o seu primeiro seminário internacional, com a participação do Vice-Presidente da Autism-Europe, o qual é também uma pessoa Autista;

– O ano de 2019, é sobretudo marcado, pelo início do funcionamento dos Centro de Apoio à Vida Independente no Alentejo e Setúbal. Estes centros abrangem os distritos de Évora, Beja, Portalegre e Santarém, bem como o distrito de Setúbal e Lisboa.

– Ainda em 2019, a associação vê aprovado o seu projeto internacional “Young Mediators for Inclusion” (através do Programa Erasmus +), e o seu projeto “Eu faço Parte”, também reconhecido internacionalmente. Este projeto foi divulgado no Congresso e revista da associação europeia Autism-Europe;

– Em setembro de 2019, a Inovar Autismo mudou a morada do seu “Centro de Inovação e Desenvolvimento para a Inclusão” (CIDI), para a Avenida Dom Manuel I em Setúbal, espaço cedido pela Fundação Caixa Agrícola Costa Azul.

– Em outubro de 2019, a Inovar Autismo, assinou um contrato de comodato com a Câmara de Palmela para a instalação da sede da associação nas antigas instalações da escola primária de Arraiados.

– Durante o ano de 2020, e independentemente da pandemia COVID-19, a Inovar Autismo nunca suspendeu a sua atividade, nem o apoio aos cerca de 30 destinatários e destinatárias de assistência pessoal.  

A associação readaptou-se e a 24 de outubro organizou o seu 3º seminário internacional, este ano, em formato de webinar. Este evento, contou com a participação de representantes de quatro países europeus, incluindo Portugal.

A história da Inovar Autismo, encontra-se em permanente construção. Dela fazem parte todos e todas aqueles e aquelas que acreditam numa sociedade mais equitativa e justa, que acreditam que a inclusão, afinal, não é uma utopia, mas um desígnio alcançável, e que acreditam e lutam diariamente por uma sociedade para todas e todos! 

Inovar Autismo … somos cidadania, somos inclusão  

INOVAR autismo