2ª Tertúlia Inclusiva - "Igualdades e Direitos Humanos - O papel das políticas públicas"

Realizou-se no dia 20 de Abril de 2018, na Associação Oficina dos R's, em Vendas Novas, a 2ª Tertúlia inclusiva, promovida pela Inovar Autismo com o Tema "Igualdades e Direitos Humanos - O papel das políticas públicas", com a participação da Srª Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Prof. Drª Rosa Monteiro e da Prof Drª Paula Campos Pinto, Coordenadora do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

É objetivo destes eventos promover o conhecimento, o debate e partilha de ideias sobre temáticas socialmente relevantes no âmbito dos direitos humanos, inclusão, cidadania e outras questões sociais. Pretendendo recrear o ambiente de “Tertúlia”, tão enraizado na cultura portuguesa do séc. XIX e XX, enquanto vetor de participação cívica e desenvolvimento social, as nossas tertúlias têm igualmente este caráter descontraído e informal, “à volta de uma mesa”, degustando produtos regionais.

A Inovar Autismo congratula-se com o enorme sucesso deste evento, que mobilizou inúmeros sócios e sócias, a população de Vendas Novas, as autarquias locais, bem como um conjunto significativo de representantes entidades públicas e privadas de todo o Alentejo.

Para além da excelente exposição dos oradores, o espirito de tertúlia foi plenamente vivido através de um conjunto significativo de intervenções dos participantes neste evento. Neste particular, destacamos e agradecemos o testemunho de Rita Nolasco - "Claramente Asperger", que na primeira pessoa, partilhou a sua visão enquanto mulher, mãe e Asperger, tema selecionado pelas Nações Unidas para este mês de Abril.

A Inovar Autismo agradece a participação de todas e todos. Um agradecimento especial pelo empenho e parceria da Câmara Municipal de Vendas Novas, de forma mais próxima nas pessoas do Sr. Presidente, Dr Luis Dias e da Srª Vereadora, Drª Susana Gonçalves e do Sr. Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Dr. Humberto Santos.

Aos patrocinadores que tornaram possível um momento único de degustação de produtos regionais, o nosso bem haja (Herdade da Ajuda-Vinhos; Panificadora de Vendas Novas-pão e bolos; Cercimor - Enxovalhas- bolo regional; Salsicharia Santos- fumeiro; Quinta das Romãs -queijos frescos e queijadas; Pastelaria Gilberto - Bolos e à artesã Marisa Brito - "Guimel" - ofertas ás oradoras).

Por último, mas não menos importante, a Inovar Autismo agradece todo o empenho e dedicação do Presidente da Associação Oficina dos R´s, Hugo Henrique, congratulando-se igualmente com a atuação surpresa do "Grupo de Cante de Vendas Novas", ao qual desejamos as maiores felicidades neste início de percurso.

Written by

Inovar Autismo